12 de dezembro de 2018

Modelo de Aprendizagem

O objetivo da Colaborae é priorizar o aprendizado prático do dia a dia, tirar o profissional da zona de conforto, aprimorar habilidades para atingir objetivos imediatos, criar ambientes de baixo julgamento e permitir que mesmo os erros, sejam fontes de aprendizado; fazer com que os conceitos tenham clara proposta de valor para a realidade do indivíduo. 

Perguntas - Precisamos ser  “criadores ativos” do nosso próprio conhecimento. Para fazer isso, devemos fazer perguntas, explorar e avaliar o que sabemos. 

O objetivo não é  “reinventar a roda” e sim desencadear a curiosidade e entender como as coisas se transformam e funcionam; facilitar o engajamento e aplicação do conhecimento, testar teorias e tirar conclusões das descobertas; discutir exemplos dos fundamentos das atividade; ter em mente perguntas ou idéias para compartilhar.

Facilitador - o professor dá lugar ao facilitador para incentivar o processo de aprendizagem e reflexão, examinar o conhecimento atual, identificar  conceitos e aplicações, divulgar projetos e experimentos relevantes, discutir o aprendizado e experiências, entender melhor o conceito.


 


Ferramentas - em vez de reproduzir informações e fatos, o foco é direcionado para o fornecimento de ferramentas para a resolução de problemas e atividades do dia a dia. 

Criar um ambiente de aprendizagem colaborativa.; transformar a pessoa de um receptor passivo de informação para um participante ativo no processo de aprendizagem.


Exercícios de Campo

O Exercícios de Campo treinam fundamentos, métodos, ferramentas, habilidades e comportamentos; são direcionados para "tradução e planejamento" de atividades; tradução é o processo de conectar conceitos com situações e ações específicas -  é um passo importante para o aprendizado e desempenho; planejamento é o processo para alcançar objetivos, reduzir riscos, incertezas, prover confiança, informar e suportar decisões.